Oradores


Albertina Lima de Oliveira

Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da mesma universidade. Psicóloga e doutorada em Ciências da Educação. Formadora certificada de Mindfulness pelo Centre for Mindfulness Research and Practice da University of Bangor (Reino Unido) e membro da Associação Portuguesa para o Mindfulness. Introduziu a disciplina de Educação para o Mindfulness no plano de estudos da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, na última revisão curricular. É praticante de meditação e yoga há mais de 20 anos e tem realizado diversos cursos breves e retiros, entre os quais com J. Kabat-Zinn, Mark Williams, Rebecca Crane, Karunavira, Mingyur Rinpoche, Diego Hangartner bem como participou nos dois primeiros Summer Research Institute organizados pelo Mind and Life Europe, na Alemanha.

Margarida Monarca

Nasci a querer ser bailarina. Mais tarde a escola despertou-me o amor pelas letras, as estórias, os enredos, em que me perdia em mundos imaginários. Já adolescente juntou-se a este duo o sonho de ser guarda florestal, a paixão pela Natureza, árvores, florestas, animais.

Hoje olho e sinto que, de alguma forma, a Vida me permitiu viver esta tríade no trabalho que desenvolvo com crianças, jovens e adultos: no Mindfulness há espaço de manobra para criar, bailar, escrever e ensinar o gosto por estar e pertencer ao Mundo. E voltar a nós mesmos, de todas as vezes.

Sabino Soares

Sabino é apaixonado por Mindfulness e dança como meios de conquistar uma vida com maior qualidade e tem dedicado os últimos 6 anos da sua vida a ensinar e partilhar a crianças, jovens, professores e pais como obter um verdadeiro equilíbrio entre o corpo, emoções e mente e, consequentemente, lidar melhor com o stress. É professor numa escola pública, criador do Programa Bkind (Mindfulness) e fundador da Ecstatic Dance Faro e Lagos, que se pode traduzir como "Dança Êxtase", ou seja uma dança consciente que reúne muitas pessoas todos os meses.