Escolas Conscientes

O projeto caracolga surge da necessidade emergente de intervir no sistema escolar com o intuito de auxiliar todos os agentes educativos na sua tarefa, cada vez mais complexa, de Educar nas suas múltiplas dimensões, que combinadas constituem o suporte de um cidadão consciente e um ser pleno.

O objetivo deste projeto é intervir junto das crianças, dos pais e professores através de ferramentas Mindfulness por forma a que estes fortaleçam a capacidade de viver num estado particular de atenção ao momento presente, de forma intencional e sem julgamento, que os leva a experienciar um novo nível de satisfação consigo e com a vida.

O projeto caracolga assenta nos seguintes pilares fundamentais:

• Educação Cívica
  • Educar com Emoção
  • Reconhecer e fomentar “atitudes positivas”
Estes pilares promovem um conjunto de componentes essenciais ao equilíbrio e bem-estar do Indivíduo, que se considera fulcral atingir num contexto de Educação Mindfulness:
  • Gestão das emoções
  • Foco
  • Autoestima
  • Calma
  • Conhecer o corpo
  • Relacionamento com o outro
  • Observar e Respeitar o Mundo
  • Poder do SILÊNCIO

No âmbito deste projeto, desde 2019, já desenvolvemos diversas atividades orientadas para cada um dos agentes educativos, desde ações de formação para professores até atividades ao ar livre para famílias.

Em 2019 realizamos a primeira edição do seminário Escolas Conscientes: Educação Mindfulness. O tema, no nosso ponto de vista, é ainda mais pertinente hoje do que nessa altura, depois do que as famílias e escolas vivenciaram nestes últimos anos. Posto isto, pretendemos realizar a 2.ª edição deste seminário no próximo dia 25 de março, com os seguintes objetivos:

• O1. Sensibilizar os participantes para a importância do Mindfulness no ambiente escolar
  • O2. Dar a conhecer o Mindfulness da teoria à prática
  • O3. Possibilitar aos participantes a prática de exercícios Mindfulness