Escolas Conscientes


O projeto Escolas Conscientes: Educação Mindfulness surge da necessidade emergente de intervir no sistema escolar com o intuito de auxiliar todos os agentes educativos na sua tarefa, cada vez mais complexa, de Educar nas suas múltiplas dimensões, que combinadas constituem o suporte de um cidadão consciente e um ser pleno.

O objetivo deste projeto é intervir junto das crianças, dos pais e professores através de ferramentas Mindfulness por forma a que estes fortaleçam a capacidade de viver num estado particular de atenção ao momento presente, de forma intencional e sem julgamento, que os leva a experienciar um novo nível de satisfação consigo e com a vida.

O projeto Escolas Conscientes: Educação Mindfulness assenta nos seguintes pilares fundamentais:

  • Educação Cívica
  • Educar com Emoção
  • Reconhecer e fomentar “atitudes positivas”
Estes pilares promovem um conjunto de componentes essenciais ao equilíbrio e bem-estar do Indivíduo, que se considera fulcral atingir num contexto de Educação Mindfulness:
  • Gestão das emoções
  • Foco
  • Autoestima
  • Calma
  • Conhecer o corpo
  • Relacionamento com o outro
  • Observar e Respeitar o Mundo
  • Poder do SILÊNCIO

No âmbito deste projeto iremos desenvolver diversas atividades orientadas para cada um dos agentes educativos que referimos anteriormente. A primeira delas, que coincidirá com o lançamento do projeto Escolas Conscientes: Educação Mindfulness, é o presente seminário, com os seguintes objetivos:

  • O1. Sensibilizar os participantes para a importância do Mindfulness no ambiente escolar
  • O2. Dar a conhecer o Mindfulness da teoria à prática
  • O3. Possibilitar aos participantes a prática de exercícios Mindfulness
  • O4. Divulgar o projeto Escolas Conscientes: Educação Mindfulness